segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

contos-Memórias de leitura

  Era uma vez Emileine.
   Emileine, desde a infância, gostava muito de ler. A leitura para ela foi uma grande descoberta.Tanto, que cultivou o hábito quando ingressou na escola e um mundo novo, maravilhoso, se abriu à sua frente. Além das leituras de praxe: cartilhas e livros utilizados pela professora- ela lia outros, que emprestava no ônibus-biblioteca. Esse ônibus estacionava na frente da escola, a cada quinze dias.
   A história infantil que mais a impressionou foi O Patinho Feio e o livro de aventura O Mistério da Ilha Perdida.
   Mais tarde, na adolescência, ela já tinha tomado gosto pela leitura. Lia, entre outras, a Revista Seleçõe, que conheceu através de uma tia. Também folheava os jornais que estivessem ao seu alcance.
   Emileine, quando lia, entrava na história, se emocionava com os personagens e até imaginava outros desfechos para a trama. Ela perguntava-se: quantas pessoas leram este livro? Será que gostaram?
Ou não? Imaginava-se numa roda de leitores, discorrendo sobre os livros que liam e sobre seus autores favoritos.
   Às vezes, ela lia o livro mais de uma vez, quando era muito interessante.
   Depois de cada livro lido,  Emileine já não era a mesma pessoa. Uma frase sempre ficava colada em sua memória, enriquecendo seu conhecimento pela experiência de outrem.
   Mas, para chegar ao termino, o livro tinha que ser bom mesmo, pois ela não perdia tempocom coisas chatas.
   Um dia, Emileine estava lendo um livro muito interessante, que contava a vida de um menino que morava num internato e que adorava o método do seu professor de português. O professor pedia aos alunos (internato só para meninos, diga-se de passagem) que elaborassem descrições sobre determinado assunto. Depois, cada um lia o texto. Comentavam, trocavam idéias e passavam a limpo. Com certeza, a descrição de cada um ficava be melhor.
   Houve um tempo que Emileine deixou de ler.
   Depois, recomeçou. Recomeçou para nunca mais parar. Lia romances, policiais, contos, poemas, revistas em quadrinhos...
   Emileine ficou muito contente no dia em que sua professora Vilde, ensinou a ficha de leitura. Ela teve certeza, então, que sua vida literária iria mudar. E mudar para melhor,é claro!
   Uma coisa Emileine não imaginava: que, um dia, iria escrever e participar de um livro!
   Recebeu o convite, muito gentil, de uma Editora( que ela prefere não dizer o nome...) para participar de um livro de contos. Não era para estar feliz da vida?!
Sinfonia falada- Contos escolhidos -Opus 1 Via 7 Editorial 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário